Postagens Populares.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ligado no Cinema : O Ano Novo no Cinema.

Esta coluna é feita pelo colaborador Marco Chan

A temática e a época da virada de ano não são retratadas costumeiramente no cinema em geral. A pouco tempo até lançaram um filme americano chamado de “Noite de Ano Novo” (New Year’s Eve - 2011) que ainda está sendo exibido em algumas salas de cinema do Brasil. Porém, como o foco principal deste blog é o Rio de Janeiro, nada melhor que indicar e comentar um filme nacional que sempre me lembro nesta época :
                                            
O PRIMEIRO DIA
                              

Este filme tem como cenário uma realidade  que nós cariocas sabemos muito bem como é:  o bairro mais freqüentado no último dia do ano,  Copacabana. A história de produção deste  filme é bastante interessante e retrata bem a  época o qual foi realizado. O diretor brasileiro  Walter Salles, em pleno sucesso e divulgação  do seu filme “Central do Brasil”, foi convidado  para participar de um projeto formado por  diversos filmes que seriam bancados pela  emissora de televisão “Arte” da França. A  convite do projeto, diversos diretores do  mundo  deveriam produzir filmes retratando (ou  que se passassem) durante o último dia do  ano  1999 e o início do 2000.  


Lembrando que naquela época existia uma  grande expectativa coletiva em relação a esta  data devido à virada do milênio. Partindo  deste  pré-requisito, decidiu-se fazer um filme  baseado numa história ficcional, porém a  maioria das cenas relativas à festa foram  gravadas durante o último dia e passagem do  ano 1998 ao 1999, no bairro de Copacabana.  Imaginem a dificuldade de logística e produção  deste filme, que tiveram diversas cenas  gravadas tanto na praia de Copacabana como  nas favelas do bairro, principalmente no  Cantagalo. No total foram as filmagens duraram  apenas três semanas. 

O filme mostra duas histórias distintas que se  encontrarão durante este último do ano. A vida  de João, encarcerado num presídio do Rio de  Janeiro, nunca deveria se cruzar com o de  Maria, isolada em seu apartamento. Mas no  dia  31 de dezembro de 1999, João foge da  prisão no mesmo momento em que Maria  vaga  pelas ruas de Copacabana, abandonada  pelo  marido. No elenco, Fernanda Torres  interpretando Maria, Luís Carlos Vasconcelos como João, além de Matheus  Natchergaele, Nélson Sargento, Tonico  Pereira e Carlos Vereza.  




Outras curiosidades sobre o filme:
- Fez parte da mostra Première Brasil do Festival do Rio de 1999.- Foi lançado nos Estados Unidos com o título de Midnight.

- Grande parte das falas foram alteradas a pedido dos próprios atores. As falas do personagem de Matheus Natchergaele, por exemplo, foram quase todas reescritas pelo próprio ator, com a ajuda de uma moradora da favela Chapéu Mangueira, onde algumas cenas foram rodadas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário