Por ser uma obra de proporções gigantescas, a construção da Linha 4
do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) têm duas fábricas que trabalham para
abastecer os mais de 10 canteiros de obras. A primeira fica na região da
Leopoldina, no Centro, e é responsável pela produção das aduelas, que
são os anéis de concreto utilizados pelo Tunnel Boring Machine, mais
conhecido como Tatuzão, para formar o túnel que vai de Ipanema até a
Gávea. No total, serão utilizados 2,7 mil anéis, o equivalente a 22 mil
aduelas. Os moldes para a fabricação das peças foram feitos na Alemanha,
assim como o Tatuzão. Cada um deles faz um segmento do anel, que é
formado por oito partes. Já na rua Bartolomeu Mitre, no Leblon, no terreno do 23º Batalhão de
Polícia Militar, funciona a central de concreto que abastece o trecho de
obras da Zona Sul. Em janeiro deste ano, foi registrada a maior
concretagem em obras do metrô já realizada no Rio. Na estação de Nossa
Senhora da Paz, foram assentados 1,6 mil metros cúbicos de concreto para
a execução da laje de teto da estação. O material foi transportado em
200 viagens de caminhão. Esta será a primeira estação a receber o
Tatuzão, que segue em direção à Gávea.
Fonte - Portal do Governo do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário