A partir da primeira semana de outubro, 33 linhas de ônibus que cruzam a Zona Sul serão retiradas de circulação. A medida, implantada pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes, vai encurtar o itinerário de outras 21 linhas e criar cinco rotas. A expectativa é aumentar a eficiência do sistema de transporte, acabando com a sobreposição das linhas e a disputa por passageiros nos pontos, como acontece em bairros como Copacabana. Hoje, dois mil veículos cruzam a Zona Sul. A meta é fazer com que, aproximadamente, 700 ônibus deixem de rodar na região até a Olimpíada. A racionalização da frota será feita gradativamente. A previsão é que, até o fim da implementação de todo o projeto, em março de 2016, 35% dos ônibus da região estejam fora de operação. Os moradores da Barra da Tijuca terão que fazer integração na Zona Sul, caso o destino seja o Centro. Segundo o subsecretário de Planejamento, Alexandre Sansão, as alterações devem encurtar o tempo de viagem e garantir mais fluidez no trânsito. “Racionalizar é evitar a sobreposição de linhas. Se você tem rotas muito longas sobrepondo as mais curtas e tem a finalidade de atendimento àquela região, essa linha longa deixa de existir para fazer integração com essas curtas. É algo parecido com o que fizemos com o BRT, que também usa a lógica da integração”, explica Sansão. As alterações deverão impactar inclusive os corredores BRS. A meta é que o desempenho dos ônibus nas vias expressas melhore em 30%. No BRS da Nossa Senhora de Copacabana, por onde passam, em média, 300 ônibus por hora, a previsão é que o serviço seja feito por 120 veículos, após a reformulação do sistema. A primeira fase de racionalização das linhas de ônibus na Zona Sul terá início na primeira semana de outubro e será concluída em dezembro. Clique aqui para saber quais linhas serão afetadas.
Fonte - Jornal O Dia
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