O Tunnel Boring Machine (TBM), ‘Tatuzão’, já está no Rio de Janeiro,
onde vai ser usado para construção do túnel da Linha 4 (Ipanema – Barra
da Tijuca). O equipamento foi transportado por caminhões especiais do
Porto do Rio, onde chegou, até a Leopoldina, local que será usado para a
pré-montagem da máquina, antes do ser transportada para a obra. O
equipamento tem 115 peças, das quais 25 já estão no local da
pré-montagem. As partes estarão juntas até o fim da semana. Só o
rolamento, um dos principais componentes do Tatuzão, pesa 153 toneladas e
exigiu um esforço diferenciado para seu transporte, um caminhão
especial (uma linha de eixos) que percorreu os dois quilômetros entre o
porto e a Leopoldina em uma hora. Até outubro, a máquina
começa a construir o túnel subterrâneo do metrô de Ipanema à Gávea sem
passar por baixo de prédios e sem a necessidade de abrir buracos na
superfície das ruas, minimizando o impacto das obras. Com 2 mil
toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro (o
equivalente a um prédio de quatro andares), o Tatuzão escava de 15 a 18
metros de túnel por dia, quatro vezes mais rápido que os métodos
utilizados anteriormente no Rio de Janeiro.
Fonte - Portal do Governo do Estado
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