Na manhã desta quinta-feira (28/03), o MetrôRio colocou em
operação o último dos 19 trens novos, que começaram a circular em agosto de
2012. Desta forma, a Concessionária cumpre o prazo estipulado pelo contrato de
concessão e disponibiliza para a população trens da mais alta tecnologia. O
aumento de frota já se reflete na fluidez do sistema, que já opera com
intervalos mais curtos. Nas pontas de linha (entre Pavuna e Central, entre
Saens Peña e Central e entre Ipanema/General Osório e Botafogo), os intervalos
já caíram de seis minutos para entre 4´30” e 4´50”; já no trecho compartilhado
(entre Botafogo e Central), a redução foi de três minutos para 2´15”. Ao final
de 2013, com a reabertura da Estação General Osório, fechada devido às obras da
Linha 4, todos os 49 trens da frota estarão em operação, com oferta de 1,2
milhão de lugares/dia. No período de obras, sete trens antigos ficarão em
revisão e como reserva operacional. Antes da compra dos trens novos, o MetrôRio
não contava com reserva técnica. Qualquer quebra de trem afetava todo o
sistema.
Fonte: Metrô Rio
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