Começou no início de dezembro uma das principais obras do futuro sistema
BRT (Bus Rapid Transit) do Rio: a construção do novo Terminal Alvorada,
na Barra da Tijuca. Responsável por fazer a ligação entre praticamente
todo o transporte por ônibus da Zona Oeste da cidade, o Alvorada vai ser
em breve peça-chave na integração dos corredores expressos Transoeste e
Transcarioca. Depois de passar uma grande transformação viária, a área do terminal,
que agora se estende até parte do terreno onde funciona um posto do
Detran, terá capacidade para receber os veículos articulados do BRT e os
ônibus comuns que vão continuar operando as linhas alimentadoras, além
de permitir a expansão do sistema com ônibus biarticulados. Com quase 300 metros de extensão, cada uma das três plataformas
alimentadoras do novo terminal terá capacidade para receber entre 20 e
24 ônibus ao mesmo tempo, enquanto uma quarta ficará exclusiva para os
BRTs, podendo receber 14 deles simultaneamente. Além da infraestrutura para carros particulares, o Alvorada contará com
um grande estacionamento para os veículos do BRT, onde até 19 ônibus
articulados e seis biarticulados vão poder aguardar os horários de pico
do transporte da cidade para poderem entrar no sistema.
Fonte - Cidade Olímpica
Nenhum comentário:
Postar um comentário