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sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Tecnologia de ponta entra em cena nas obras da Linha 4 do Metrô.

O ritmo nas obras da Linha 4 do metrô é acelerado. O uso de tecnologia de ponta e a dedicação de mais de 7 mil funcionários são o segredo para que, no primeiro semestre de 2016, a cidade do Rio tenha mais uma opção de transporte público que liga a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, a Ipanema, na Zona Sul. Em 2013, um equipamento virou protagonista nesta obra. O Tunnel Boring Machine (TBM), o Tatuzão, com seus 120 metros de comprimento, 11,5 metros de diâmetro e 2,7 mil toneladas, será o responsável por perfurar os túneis que vão da Estação General Osório à Gávea. O Tatuzão já está em operação e deve escavar de 15 a 18 metros por dia a uma profundidade de 20 metros. A maior máquina do gênero em atividade na América Latina foi comprada por R$ 100 milhões na Alemanha e trazida para o Brasil em 23 contêineres. Investimento tão alto tem uma justificativa. De Ipanema à Gávea, o Tatuzão vai encontrar terreno formado por pedra, argila e areia e foi desenvolvido especialmente para isso. A previsão é de que, no fim de 2014, o túnel chegue à primeira estação, a Nossa Senhora da Paz e, em 2015, à estação da Gávea.

Fonte - Portal do Governo do Estado

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