O ritmo nas obras da Linha 4 do metrô é acelerado. O uso de
tecnologia de ponta e a dedicação de mais de 7 mil funcionários são o
segredo para que, no primeiro semestre de 2016, a cidade do Rio tenha
mais uma opção de transporte público que liga a Barra da Tijuca, na Zona
Oeste, a Ipanema, na Zona Sul. Em 2013, um equipamento virou
protagonista nesta obra. O Tunnel Boring Machine (TBM), o Tatuzão, com
seus 120 metros de comprimento, 11,5 metros de diâmetro e 2,7 mil
toneladas, será o responsável por perfurar os túneis que vão da Estação
General Osório à Gávea. O Tatuzão já está em operação e
deve escavar de 15 a 18 metros por dia a uma profundidade de 20 metros. A
maior máquina do gênero em atividade na América Latina foi comprada por
R$ 100 milhões na Alemanha e trazida para o Brasil em 23 contêineres.
Investimento tão alto tem uma justificativa. De Ipanema à Gávea, o
Tatuzão vai encontrar terreno formado por pedra, argila e areia e foi
desenvolvido especialmente para isso. A previsão é de que, no fim de 2014, o túnel chegue à primeira estação, a Nossa Senhora da Paz e, em 2015, à estação da Gávea.
Fonte - Portal do Governo do Estado
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