Postagens Populares.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval: Shows na Lapa.

Como todos sabemos ou deveríamos saber, o melhor point da night carioca ao longo do ano também no Carnaval é a Lapa. Esse ano a programação de shows conta com vários cantores e blocos de renome como Bangalafumenga e Casuarina. A Lapa conta com diversas boates para todos os gostos e tipos de música, como o famoso Hip Hop da Febarj e o famoso samba do Carioca da Gema, então de sexta até terça de carnaval, não deixe de dar uma passadinha na Lapa e curtir o que há de melhor no Carnaval, e esse ano com um grande diferencial, policiamento, guarda municipal e choque de ordem na fiscalização do local, dando mais tranquilidade para todos curtirem. Segue a programação de shows abaixo.


Programação de Shows:
  • 04 de março
18h | Bloco Rio Maracatu
Fundado há 14 anos por músicos cariocas e pernambucanos, o bloco Rio Maracatu pinta a paisagem carioca com as cores do Recife e arrasta milhares de seguidores todos os anos. O grupo tem sede na Fundição Progresso, onde também ensina e compõe sua arte. O Rio Maracatu faz o cortejo de abertura do Rio Marchinhas, com concentração na Rua dos Arcos.


19h30 | Teresa Cristina
Teresa é a voz da Lapa que ecoa no mundo. É a vanguarda do samba novo, e também do resgate do samba de raiz - uma espécie de madrinha de sua retomada. Neste show, Teresa recebe convidadas ilustres como sua mãe, dona Ilda Macedo, e canta clássicos de grandes escolas como Portela, Mangueira e União da Ilha, além de marchinhas como “Jardineira” (Benedito Lacerda/ Humberto Porto) e “Aurora” (Mario Lago/ Roberto Roberti). Também estão previstas as autorais “Candeeiro” e “Cantar” (ambas de sua autoria), do CD “Melhor Assim”.


21h30 | Bloco Mulheres de Chico
Formado apenas por mulheres, todas vindas de grandes blocos do Rio, o grupo encerra a noite com uma releitura original do universo musical de Chico Buarque em ritmo de samba, marchinha, xote e até funk carioca.



  • 5 de março
16h | Bloco Carioca da Gema
Completando seu 5o carnaval, o bloco comandado por Paulão Sete Cordas desfila às 16h pelo marchódromo, com sua clássica “paradinha”em frente à Fundição. Este ano a turma presta homenagem a Nelson Cavaquinho e o desfile desemboca nos Arcos da Lapa.


21h | Casuarina
Eleito o melhor grupo de samba do país em 2010 pelo Prêmio da Música Brasileira, o quinteto traz para o Palco da Lapa o show de seu primeiro DVD e terceiro CD: o "MTV apresenta: CASUARINA". No repertório, músicas como “É isso aí”, de Sidney Miller, “Canto do Trabalhador”, de Paulo César Pinheiro e João Nogueira e “O Dia se Zangou”, de Mauro Diniz e Ratinho, entre outros gratos achados no baú do samba. Das autorais, “Certidão”, de João Fernando e João Cavalcanti e “Vaso Ruim”, de Gabriel Azevedo e Diego Zangado, estão garantidas.

  • 06 de março
18h | Bloco Céu na Terra
O cordão “baixa” de Santa Teresa para a Lapa trazendo o encanto de suas marchinhas, frevos, maracatus, cirandas e maxixes de compositores como Pixinguinha, Jards Macalé, Braguinha, Lamartine Babo, entre tantos. Um dos mais românticos e tradicionais cortejos do carnaval, que dispensa amplificadores e abusa das mais lindas fantasias, também traz novidades em seu repertório: as autorais “No tempo da vovó (Marcha da Loló)” e “Me Dá o Meu Boné", de Daniel Fernandes, todas do disco "Bonde Folia”.


19h30 | Banda Fundição
Criada pelo Concurso Nacional de Marchinhas em 2006, a Banda Fundição nasceu para dar vida às canções finalistas da disputa. Reunindo muitos dos melhores instrumentistas e intérpretes do carnaval brasileiro sob comando do maestro Marcelo Bernardes, o grupo também toca sucessos de Carmen Miranda, Braguinha, Emilinha Borba, Chiquinha Gonzaga, João Roberto Kelly, Lamartine Babo e Braguinha, os homenageados pelas seis edições do projeto.


21h30 | Orquestra Republicana
Nascida em 2005 no Clube dos Democráticos, no mesmo salão onde os republicanos confabulavam contra o império no século XIX, a Orquestra Republicana é formada por craques de diversos grupos de samba e choro da cidade. No repertório, Pixinguinha, Aldir Blanc, Jackson do Pandeiro, Chico Buarque, Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Paulinho da Viola, entre outros, além de composições próprias. Há seis anos os bailes de gafieira da Republicana estão entre as atrações de maios sucesso na Lapa.

  • 07 de março
18h | Bloco da Ansiedade
O único bloco de frevo no carnaval carioca, o Bloco da Ansiedade traz as referências do colorido carnaval de Olinda para as ruas do Rio. Para manter a tradição, desfila com o boneco Ansioso, que puxa e empresta o nome ao bloco, sempre com seu celular na mão, além do lanceiro do maracatu, a burrinha e a nêga maluca - e todos estarão presentes no desfile na Rua dos Arcos, dia 07 de março.


19h30 | Songoro Cosongo
O Songoro Cosongo empresta o sotaque latino ao carnaval carioca com seu estilo musical inconfundível: Psico tropical musik. O grupo, que é formado por músicos de toda a América do Sul, faz uma mistura original de ritmos como merengue, frevo, salsa, afro-beat, reggae, entre muitos outros.


21h30 | Bangalafumenga
O Banga, ou Banguinha - para os íntimos – já é habitué da Lapa com suas cirandas e releituras inspiradas de clássicos da MPB. A banda nasceu em 1998, virou bloco, fenômeno de público e recebeu o Prêmio da Música Brasileira por seu disco “Barraco Dourado“ em 2009. Também com repertório autoral, o Banga traz para o show no palco do Rio Marchinhas canções como “Barraco Dourado”, além de “Chapéu Mangueira” e “Mãe d´Água”, todas de Rodrigo Maranhão. Como de costume, os sets trazem cirandas e hits “pra cima” como “Fio Maravilha” (Jorge Ben Jor), Manguetown (Chico Science) e “Eu Também Quero Beijar” (Pepeu Gomes).

  • 08 de março
18h | Zoobloco
Dia de abrir alas para os pequeninos se divertirem ao som de clássicos de “A arca de Noé” e de “Os saltimbancos”, tocados pelo Zoobloco, que tem em seu repertório músicas relacionadas ao mundo animal. Dois maravilhosos urubus em perna-de-pau, água-viva, papagaios, joaninhas, Noé e sua arca e toda uma biodiversidade de foliões mascarados formam a “fauna” desse desfile.


19h30 | Cordão do Boitatá
Centelha que reascendeu o carnaval das tradicionais marchinhas nas ruas do Rio em 1997, o Cordão do Boitatá encerra a festa num show especial, inspirado no bailão que o bloco promove na Praça XV, no domingo (6/março). Quem conhece, sabe do luxo que é presenciar este espetáculo duas vezes no mesmo carnaval. Sob os Arcos da Lapa, no Dia Internacional da Mulher, o Boitatá faz uma homenagem especial a elas e capricha nas participações, que contará com as cantoras Dona Ivone Lara e Áurea Martins. No repertório do show, marchinhas e ritmos brasileiros como samba, maxixe, frevo, choro e afoxé, além de novidades, como músicas de Villa-Lobos e Bach em ritmo de carnaval, compõem o rico repertório da festa.


Fonte: Lá na Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário