A programação do Museu de Arte do Rio (MAR) neste fim de semana é inédita e surpreendente. Hoje, amanhã e domingo, pela primeira vez, a fachada do museu será palco de uma performance aérea, com direito a acrobacias de bailarinos (suspensos no ar, é claro) e projeções de obras de arte nas paredes dos prédios. Batizada de ‘Zona de Lançamento’, a intervenção urbana é uma ideia da diretora e produtora cultural Valéria Martins, ex-Intrépida Trupe, que contou com a ajuda da artista visual Marta Jourdan e do músico e produtor Daniel Castanheira. Durante a apresentação, gratuita, gotas d’água ampliadas, assinadas por Marta, serão projetadas nas paredes dos prédios através de retroprojetores, aquários e bombas d’água. É quando entrarão em cena bailarinos acrobatas, que vão contracenar e interagir com as imagens formadas. “‘Zona de Lançamento’ não é coreografada, suas movimentações acontecem de forma espontânea, sempre acionadas pelas projeções das obras de Marta”, conta Valéria Martins. A instalação será embalada por intervenções sonoras criadas por Castanheira, que vai captar os sons da cidade e retransmiti-los ao público no exato instante da apresentação. É tudo ao mesmo tempo. “O diferencial do projeto é que o resultado artístico é único em cada local, levando em conta que as projeções nunca se repetem, assim como a sonoridade e arquitetura das fachadas dos prédios ”, diz Valéria.
Serviço
MUSEU DE ARTE DO RIO . Praça Mauá 5, Centro (3031-2741). Hoje, amanhã e dom, das 20h às 22h. Grátis. Em caso de chuva, evento será cancelado.
MUSEU DE ARTE DO RIO . Praça Mauá 5, Centro (3031-2741). Hoje, amanhã e dom, das 20h às 22h. Grátis. Em caso de chuva, evento será cancelado.
Fonte - Jornal O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário