O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, vem desde 1567 trabalhando para manter e conservar coleções de documentos particulares de prefeitos, administradores, professores, engenheiros e personalidades cariocas acumulados ao longo da história do município. Sua missão é preservar os documentos no seu suporte original, devido ao valor histórico inestimável para a afirmação da identidade cultural do povo carioca. O acervo é formado por materiais (manuscritos e impressos, mapas, fotografias, gravuras, fitas, vídeos, livros e periódicos) acumulados por mais de 400 anos, que podem ser consultados por qualquer cidadão interessado na história da cidade. Podem ser encontradas ali, por exemplo, as coleções de Augusto Malta, o primeiro fotógrafo contratado da administração municipal, que retratou imagens do Rio de Janeiro do passado; e de Alberto Lima, que reúne cartões postais e outros objetos históricos. O acervo fornece também subsídios para a tomada de decisões no âmbito da administração pública. O Arquivo da Cidade, vinculado à Secretaria Municipal da Casa Civil, funciona para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30. Quem quiser saber mais detalhes sobre o acervo e as formas de pesquisa pode entrar em contato pelos telefones 2273-3141 ou 2273-4582.
Fonte - Portal da Prefeitura do Rio
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