Quem passa pelo Transcarioca nem percebe, mas, por baixo dos quase 40 quilômetros de pista de via exclusiva de ônibus, há seis dutos de 75 milímetros quadrados. Chamados de dutovias, os compartimentos gigantescos subterrâneos foram colocados durante a obra do corredor e serão a nova ‘moradia’ de cabos de concessionárias de serviços, que, para usá-los, no entanto, terão que alugar o espaço da prefeitura. A colocação destas estruturas, segundo o secretário municipal de Conservação, Marcus Belchior Corrêa, vão não apenas contribuir para o aspecto urbanístico dos bairros cortados pelo BRT, como também padronizar o sistema de cabeamento. Com a construção das dutovias, nenhum outro duto pode ser colocado no subterrâneo do BRT. De acordo com o secretário de Conservação, as empresas que trabalham com cabeamento, como de telefonia e internet, por exemplo, não são obrigadas a retirar a fiação aérea que já existe ao longo do corredor de ônibus. Entretanto, não poderão instalar novos cabos nos postes. “Não vamos mais aceitar que os cabos que forem instalados sejam na superfície. Agora, tudo terá que ficar nas dutovias”, explicou ele. Inaugurado em 2 de junho, o BRT da Zona Norte transporta diariamente 70 mil pessoas, mas a capacidade pode chegar a 320 mil.
Fonte - Jornal O Dia
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