Uma novidade nem tão perceptível aos olhos do passageiro mas que, a
longo prazo, pode fazer muita diferença no ar que ele respira: o diesel
produzido a partir da cana de açúcar será o combustível usado por parte
da frota de ônibus que circulará no BRT Transcarioca. Além de totalmente
renovável, o biodiesel originado da cana reduz em até 90% a emissão de
gases causadores do efeito estufa, sendo ainda menos poluente que o
produzido a partir da soja, hoje mais utilizado no Brasil. Será a
primeira experiência no transporte público do Rio envolvendo o novo
biocombustível sem a adição do diesel comum. Inicialmente, seis veículos “verdes” rodarão
pelo corredor expresso que ligará o Aeroporto Internacional Tom Jobim à
Barra da Tijuca. “Dos 147 ônibus do Transcarioca, seis serão abastecidos
com o biodiesel da cana, para fazermos o teste em condições reais de
operação. Utilizaremos 200 mil litros do combustível para essa fase
experimental de seis meses. A ideia é usarmos cada vez mais o
combustível renovável da cana na frota do Rio”, revela Guilherme Wilson,
gerente de Planejamento e Controle da Federação das Empresas de
Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).Outra vantagem é que o biocombustível da cana pode abastecer veículos
que utilizam o diesel convencional, sem necessidade de alteração no
motor. Um dos empecilhos, no entanto, é o preço: o litro atualmente não
sai por menos de R$ 9,00, cerca de quatro vezes o valor do diesel comum.
Fonte - Jornal O Dia
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