Um quebra cabeça de pelo menos 5.300 peças começa a tomar forma, a
partir deste mês, no Píer Mauá, onde acontecem as obras do Museu do
Amanhã. Fracionada, a cobertura do prédio já começou a chegar ao
canteiro de obras na Zona Portuária. Forjada em Portugal e São Paulo, a
super estrutura, que quando pronta poderá se movimentar de acordo com a
posição do sol no céu, iniciou sua viagem ao Rio em pequenos pedaços,
acondicionados em conteineres trazidos em navios. Como um jogo de montar
gigante, elas serão soldadas e instaladas no corpo do museu com a ajuda
de dois guindastes em forma de pórticos de grandes proporções. O
primeiro já foi montado e nove conteineres com peças já aportaram no
Rio. As peças em aço estão sendo fabricadas pela Martifer, uma empresa
portuguesa que já trabalhou como fornecedora em outros projetos do
arquiteto espanhol Santiago Calatrava, autor da concepção do museu. O
contrato da empresa com a concessionária Porto Novo, responsável pelas
obras, foi assinado em janeiro. A intenção da prefeitura, diz Alberto
Silva, é ter o prédio pronto em julho de 2014. Cerca de 200
operários trabalham em dois turnos para concluir as fundações do museu.
Segundo o presidente da concessionária Porto Novo, José Renato Ponte, já
foram instaladas mil estacas no subsolo da área. Também já foi feita a
primeira laje, projetada para aguentar a pressão da água do mar. Nos
próximos meses, será criado o terceiro turno de trabalho. Orçado
em R$ 215 milhões, o prédio está sendo construído dentro da Parceria
Público Privada do Porto Maravilha. Ao todo serão 320 metros de extensão
e 50 metros de largura.
Fonte - Jornal O Globo
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