Mais de um ano após ser ressuscitada pela prefeitura como
solução para o trânsito entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul, a tempo
dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a ampliação do Elevado do Joá e dos túneis
do Joá e de São Conrado começa a tomar forma. A Geo-Rio deverá concluir
até dezembro os projetos executivos de implantação de uma terceira
faixa de rolamento na pista superior do elevado, junto à encosta. O
início das obras está previsto para o segundo semestre de 2013, com
prazo de duração de pelo menos dois anos. A quatro anos dos Jogos, contudo, a prefeitura ainda não anunciou o
que fará para eliminar a outra ponta do gargalo, entre o Leblon e São
Conrado. O projeto de duplicação da Avenida Niemeyer foi engavetado. E o
plano de transportes das Olimpíadas, com as medidas para garantir a
circulação de atletas, visitantes e moradores, só deverá estar pronto em
2013. Orçados em R$ 2,7 milhões, os projetos executivos do Joá terão que
indicar se haverá necessidade de corte de rocha e obras de contenção. Já
está definido que, para receber a terceira faixa, a pista do elevado
será aumentada de 10,8 metros para 14,2 metros de largura. Os túneis
passarão de 9 para 13,7 metros de largura. O elevado ganhará uma
ciclovia (com largura de até dois metros, dependendo do trecho), voltada
para o mar. O objetivo é ligar a malha cicloviária de São Conrado à
Barra. Haverá dois recuos de segurança (60cm cada).
Fonte - Jornal O Globo
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