Postagens Populares.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Tatuzão já escava em direção à Estação Antero de Quental.

Após passar por manutenção preventiva na Estação Jardim de Alah, o Tunnel Boring Machine (TBM), o Tatuzão, retoma a construção do túnel da Linha 4 do Metrô, na Zona Sul do Rio. O equipamento está escavando em direção à Estação Antero de Quental, no Leblon, que está pronta para recebê-lo. Para a partida da máquina, os engenheiros do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras neste trecho, utilizaram outra metodologia inédita na engenharia brasileira: um anel metálico com sistema de vedação interno foi acoplado à parede da estação, para equilibrar a pressão exercida pelo terreno e evitar que água e areia entrassem na estação quando o equipamento iniciasse a escavação. O anel tem 37 toneladas e 12,3 metros de diâmetro. Produzido na Alemanha sob medida para esta operação, o anel foi montado em oito dias e, em seguida, instalado no local de partida do Tatuzão. Nesse período, o TBM passou por manutenção programada, enquanto era arrastado pela estação.

Fonte - Portal do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário