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domingo, 30 de março de 2014

Metrô: Estado muda o projeto de ponte na Barra da Tijuca.

O plano de expansão do metrô da Zona Sul à Barra da Tijuca contava com alguns detalhes ambiciosos. Uma das propostas era que a ponte estaiada, sobre a Lagoa da Tijuca, fosse um marco arquitetônico do projeto. Durante as obras, foi anunciado que a tarefa caberia ao arquiteto espanhol Santiago Calatrava, responsável por projetos como o Museu do Amanhã, a Gare do Oriente (Lisboa) e a Cidade das Artes e das Ciências (Espanha). O canteiro de obras foi instalado no fim de janeiro, mas sem a marca de Calatrava. Na sexta-feira, o Consórcio Rio Barra informou que decidiu, em conjunto com o estado, não mais adotar o projeto do profissional espanhol. Sem detalhar valores e cronogramas, informou apenas que o projeto apresentado por Santiago Calatrava “não atendia às premissas de otimização de custos e de prazo, necessárias a uma obra pública”. O Consórcio Rio Barra não divulgou quanto será gasto na nova versão da ponte estaiada, que deverá ser concluída até dezembro de 2015. No entanto, o grupo informou que o projeto está incluído no orçamento total de R$ 8,5 bilhões — valor que está sendo gasto ainda na construção de seis novas estações do metrô, a serem inauguradas em 2016. O projeto prevê a construção de seis estações, que já estão em andamento — cinco serão abertas até as Olimpíadas, em agosto de 2016: Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. A estação da PUC/Gávea também se encontra em obras, mas deverá ser entregue só após as Olimpíadas, já que não estava prevista para o evento. No Jardim Oceânico, o metrô será integrado ao BRT Transoeste, cujo traçado será ampliado a partir do Terminal Alvorada. A licitação já foi feita, mas a prefeitura ainda não definiu a data do início das obras.
Fonte: Jornal O Globo.

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