Entre as diversas atividades operacionais e de patrulhamento em geral no município, garantindo o bem estar da população, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro mantém um serviço diferenciado, mas que em cinco anos já ajudou mais de 200 pessoas. É o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador. Localizado no setor de desembarque internacional do Terminal 1, o posto funciona 24 horas, sete dias por semana, e conta com sete guardas municipais capacitados para fazer a recepção a brasileiros não admitidos ou deportados do exterior e estrangeiros com problemas de entrada no Brasil. No local também são identificadas possíveis vítimas do tráfico de pessoas, que são encaminhadas para acolhimento através de uma rede local. Além disso, o efetivo ainda atende o público externo em apoio a diversas situações, como pessoas desaparecidas, viajantes que perdem voo ou sem recurso para viajar e se instalam no aeroporto. A implantação do posto faz parte de um convênio celebrado entre o Ministério da Justiça e a Prefeitura do Rio de Janeiro. Ele mantém parcerias com os órgãos federais, municipais e estaduais, consulados e empresas privadas instaladas no aeroporto. De 2010 a 2015, 79,2% dos atendimentos foram a deportados (incluindo vítimas de tráfico de pessoas), 16% de situações diversas, 2,8% de inadmitidos e 1,8% de brasileiros que foram expulsos de outros países.
Fonte - Portal da Prefeitura do Rio
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