Em 1963, foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para
a construção de uma via rodoviária a fim de ligar dois centros urbanos
vizinhos. Em 29 de dezembro de 1965, uma comissão executiva foi formada
para cuidar do projeto definitivo da construção de uma ponte. O Presidente Costa e Silva assinou o decreto em 23 de agosto de
1968, autorizando o projeto de construção da ponte, idealizado por Mário
Andreazza. Iniciada em 1969 e inaugurada em 1974, a Ponte Rio - Niterói
constitui um importante marco de capacitação da engenharia nacional por
suas dimensões audaciosas nos processos construtivos. Tem extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto. A ponte é um elo fundamental entre o Rio de Janeiro e Niterói,
São Gonçalo e regiões, atendendo também aos deslocamentos da população
às localidades adjacentes, sobretudo a Região dos Lagos, e ao transporte
intermunicipal e interestadual de cargas. À época de sua inauguração,
previa-se que a ponte alcançaria um volume de tráfego de 50 mil
veículos por dia, nos dois sentidos, mas o crescimento da região
metropolitana do Rio de Janeiro extrapolou aquela previsão. Atualmente, a
ponte recebe mais de 140 mil veículos / dia, chegando a registrar 85
mil veículos passando pela praça de pedágio às vésperas de feriados e
finais de semana nos picos do verão. Atualmente é considerada a maior ponte, em concreto protendido, do hemisfério sul e a sexta maior ponte do mundo.
Fonte - História do Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário