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sábado, 11 de janeiro de 2014

Projeto de estação do VLT está definido.

O modelo dos 42 pontos de embarque e desembarque do do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), está bem avançado, conforme os projetos a que Jornal O Dia teve acesso. Eles terão um visual bem diferentes das paradas de ônibus: serão protegidos por muretas transparentes e terão um visual arrojado, assim como o das composições. O design dos vagões também está sendo aperfeiçoado, segundo o consórcio que vai botar o novo sistema nos trilhos. O VLT dará um choque de modernidade à paisagem urbana do Centro Histórico Rio. “É um marco para o Rio começar a entrar nessa geração de sistema de transporte. O VLT é ecológico, confortável e com design que se integra bem à paisagem de áreas históricas. Não é um veículo pesado e tem grande capacidade de passageiros”, diz o presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, regional Rio, Vicente Giffoni. As passagens serão compradas em quatro estações ou nos postos de venda do Bilhete Único: Praça 15, Rodoviária, Central e Aeroporto Santos Dumont. A validação dos bilhetes será feita por fiscais, dentro dos trens, como na Europa, onde cada vez mais cidades, como Paris e Berlin, adotam o modelo. O início das obras está previsto para este semestre. E a expectativa é que a rede esteja concluída em 2016, a tempo para as Olimpíadas. Mas no segundo semestre de 2015, um trecho ligando o Porto à Cinelândia já deverá estar operando. No total, serão 32 trens circulando pelo Centro do Rio, passando por locais como o Campo de Santana e a Praça Tiradentes. Segundo o Consórcio VLT, a capacidade do sistema será de 285 mil passageiros por dia, tranportados a 17 km/h.
Fonte - Jornal O Dia

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